Pular para o conteúdo principal

O Despertar Para O Deslumbramento Da Consciência Espiritual


O Supermentalismo é uma escola ativa de disciplina mental, destinada a promover o despertar das superiores qualidades e virtudes latentes em todas as criaturas. Tem o poder de harmonizar filosofias, credos, pensamentos e idéias.

Nossa conduta é força viva, reflete-se no espelha da vida e mil olhos procuram seguir-nos, para perquirir de nossa sinceridade. Então o nosso exemplo atrairá e servirá a outros seres. O viver supermental não é uma utopia, mas uma condição possível de começar a ser vivida aqui e agora.

O contato com a verdade confere responsabilidade. A criatura isolada tem maior dificuldade para vencer. A vida não é luta, mas cooperação; não é competição, mas emulação, cada um dando o melhor de si para o bem de todos. A humanidade está sendo tangida ao progresso e evolução espiritual, porque espiritual é a essência, a realidade e o alvo. Não vos iludais com as aparências.

A resistência ao aprimoramento se traduz neste choque com as correntes materialistas, onde o ódio, o despotismo, a intolerância e todos os fatores negativos lutam para predominar. Materialista é a doutrina que nega a realidade. Restringe-se a um hoje sem amanha, a um presente sem futuro, levando ao desatino de tudo querer aproveitar no existir fugaz do momento. Vivendo das limitadas percepções dos sentidos, procuram gozar tudo hoje, gerando este desenfrear de paixões, este quadro tétrico de enriquecer, dominar, mesmo infringindo todas as regras e normas da boa conduta. Não é uma questão de crer ou descrer. Mas um fato que nos afeta através dos ciclos de compensação.

A humanidade evolui numa espiral ascendente, em círculos de crescente amplitude, ainda que repetindo-se em formas semelhantes e ao mesmo tempo diversificadas em suas linhas de projeção. Na história acontecimentos se repetem na essência, mas são sempre diferentes na qualidade, extensão e repercussão. Todavia, o propósito final é sempre melhorar, impulsionar o progresso espiritual do homem, espicaçando-o para uma vida espiritual efetiva, prática, manifesta na conduta diária.

Os homens de acordo com seus cargos e responsabilidades podem fazer ou deixar de fazer certas tarefas; podem apenas retardar ou adiantar a evolução, mas nada absolutamente nada pode impedir a marcha contínua e irresistível da ação espiritual, que a sanear os espíritos, eliminar as escórias e impelir tudo e todos para o melhor, o mais sadio, o mais harmonioso e construtivo do bem.

É moda falar em frustrações e complexos psicológicos. O suicídio, a guerra, vícios sexuais e manifestações semelhantes, não são expressões duma mente normal. Viver na predominância do instinto sexual é predicado comum aos animais e ao homem primitivo. Assim, colocar o sexo como objetivo da vida, sob pretexto psicoanalítico obsoleto, é pretender retrogradar o homem aos estágios inferiores; é um abuso para justificar práticas que a razão condena, a natureza se revolta e a lei espiritual pune. É pretender derrubar toda a conquista espiritual do homem e fazê-lo retornar a condição de animal irracional.

O Supermentalismo não concorda que o homem possua uma tendência destrutiva fundamental; não concorda com teorias que do estudo de casos patológicos tira generalidades, pretendendo aplicá-las a mentes normais. Em nosso sistema, afirmamos que na mente humana existe um impulso irresistível para a felicidade duradoura que constitui a verdadeira força determinante das atividades do homem, tanto conscientes quanto inconscientes.

A educação tem por finalidade ensinar ao homem ser verdadeiramente homem, senhor de suas emoções. Desafio a capacidade disciplinar do homem, é do distinguir entre poder e dever, não se deixando levar pelos exploradores de seu orgulho. Discordar e cumprir o dever exige muito mais coragem e valor, do que se deixar levar na trilha descendente, que enfraquece a vontade destrói o caráter, elimina a capacidade de pensar e ser livre, isto é, fazer o que é justo, honesto, razoável e produtivo do bem coletivo.

Antes de querer algo para si, o homem há de pensar no seu semelhante. Indagar a si mesmo: Qual é o bem que este meu ato produzirá nos que me rodeiam? Qual a repercussão no ambiente em que vivo, no meu lar, no meu trabalho, no meu grêmio? Se a resposta for satisfatória, então a consciência justifica e aprova. Fazer alguma coisa em desacordo com a própria consciência é gerar um conflito interior, que só se esgotará com a reparação do dano causado. Só podemos enganar a nós mesmos, nunca à realidade invisível que, em sua eterna presença, conhece a essência dos nossos pensamentos, palavras e atos.

A psicologia estuda a mente, suas funções, suas reações e método de adquirir conhecimento. A mente objetiva tem uma visão muito limitada; ao passo que a supermental tem um vasto campo de percepção no Tempo e no Espaço. Supermentalismo estuda a mente em sua totalidade - consciente, subconsciente e superconsciente - abrangendo o campo da psicologia e Parapsicologia. Esta última ora em plena expansão, graças aos exaustivos trabalhos de J. B. Rhine, e seus seguidores numa paciente investigação estatística de capacidades e faculdades, que denomina ESP - percepções extras sensoriais - em que a feição da ciência acadêmica, prova a realidade espiritual.

A técnica (supermentalista) é um processo de síntese e reintegração, para adultos normais e sadios. Desenvolvendo-se através do treino reeducativo, uma experiência interna, profunda, inigualável, que nos dá convicção da eternidade. Neste caminho não há atalhos que encurtem a jornada ou ilusórias facilidades. Para obter é preciso colocar-se em harmonia com a lei.

Embora o nosso propósito seja coletivo o trabalho é individual.Melhorando o indivíduo é possível melhorar a coletividade. O aperfeiçoamento individual é a base. Nosso trabalho evolui através de homens e mulheres, que lutam para conseguir este aperfeiçoamento individual.

“O homem é o maior ser existente neste universo e este mundo de trabalho o melhor e a oportunidade para ele alcançar a perfeição”. - Vivekananda.

É através da ação construtiva, das lições aprendidas nos embates da vida terrena, que o homem apara as arestas, burila as imperfeições do seu caráter, para alcançar as condições que permitem manifestar suas melhores qualidades e virtudes. A existência terrena é um conflito de forças antagônicas, travado no recesso do subconsciente, em que somos desafiados a provar a firmeza de nossa convicção e o vigor de nossa vontade.

O indivíduo é parte inseparável da coletividade. O direito de querer, de desejar, de fazer ou deixar de fazer, é limitado pelo direito do seu semelhante. A ignorância e infração deste princípio acarretam atrito e inquietação.

Urge esclarecer. É numa liberdade duma conduta auto consciente que se produz harmonia efetiva, expressa numa cooperação de acordo com suas próprias Leis internas. Não pretendemos destruir a individualidade, mas despertar as mais nobres facetas do caráter e os predicados da inteligência.

“Precisamos um coração para sentir, um cérebro para conceber e um braço forte para executar o trabalho.” – Vivekanada.

Enquanto habitarmos esta dualidade terrena, nosso aprimoramento espiritual encontra expressão no trabalho construtivo que realizamos. Desperta a consciência espiritual, compreendemos: a imensa força de nosso pensamento, há de ser aplicada no trabalho de construir este mundo melhor de Paz e fraternidade.


Dr. João Maria Lacerda Neto

Comentários

Mais Visitadas

Ventos muito fortes, mudanças...!

Estamos em um Ano 9. Um ano que traz em si o fim de um ciclo. Términos de projetos, de parcerias, de casamentos. Conclusões, finalizações, a concretização de consequências das escolhas feitas, e que vem com a força de um definitivo "grand-final". Os fatos atordoantes que temos acompanhado, no Brasil e no mundo, parecem confirmar esse prognóstico.  As velhas crenças são desafiadas! Ao mesmo tempo, após um fim de ciclo sempre teremos um novo começo, e por isso, é hora de tomar consciência de que sempre colheremos o resultado de nossos pensamentos, sentimentos e atos. Leia a sensível reflexão de Jacira Monteiro, é hora de decisão! " Ventos muito fortes, mudanças...! Cheguei da praia de Ipanema umas 11hs e embora saiba dos poderes da Mãe Natureza sobre nós, seus filhos humanos, ainda me surpreendo com a sua força e mudança repentina. Dia lindo de sol, com brisa gostosa, mas a bandeirinha vermelha alerta os banhistas para ligar a "Atenção"....

Numerologia : Uma ferramenta para dar um novo rumo a sua vida

Já ouviu falar de Numerologia? Não, não estou falando de números de sorte para ganhar na loteria ou mudanças de nomes para ludibriar o destino. Falo de uma Ciência Holística que estuda as Vibrações Numerológicas de uma pessoa para indicar o melhor caminho de sucesso na vida pessoal e profissional aproveitando os potenciais existentes. O estudo que falo é o Mapa Numerológico que analisa nome completo e data de nascimento da pessoa e mostra suas qualidades, potencialidades latentes a lapidar, defeitos a trabalhar e seu caminho de vida e sucesso. Um Mapa Numerológico bem feito pode evidenciar através dos números que mapeiam a vida da pessoa todos os aspectos e particularidades do Plano de sua vida. E como a Numerologia pode orientar melhor na Carreira? Como escrevi acima só a pessoa fazendo um Mapa Numerológico bem analisado com um Numerólogo para ter uma ótima orientação. Mas, é claro que podemos dar uma boa ideia da seriedade da Numerologia analisando ...

A Vida é uma Dança

Uma amiga me enviou esta linda mensagem que compartilho com voces. Sao tambem os meus desejos natalinos. A vida é uma dança... Quando uma porta se fecha, outra se abre; quando um caminho termina, outro começa... nada é estático no Universo, tudo se move sem parar e tudo se transforma sempre para melhor. Habitue-se a pensar desta forma: tudo que chega é bom, tudo que parte também. É a dança da vida... dance-a da forma como ela se apresentar, sem apego ou resistência. Não se apavore com as doenças... elas são despertadores, têm a missão de nos acordar. De outra forma permaneceríamos distraídos com as seduções do mundo material, esquecidos do que viemos  fazer neste planeta. O universo nos mandou aqui para coisas mais importantes do que comer, dormir, pagar contas... Viemos para realizar o Divino em nós. Toda inércia é um desserviço à obra divina. Há um mundo a ser transformado, seu papel é contribuir para deixá-lo melhor do que você o encontrou. Recursos para isso você tem, ...

ESQUERDA & DIREITA = UM

Meu amigo Jiddu Saldanha propôs um jogo no fb onde pedia para explicarmos a uma adolescente, chamada BRISA, o que é Esquerda e Direita na política, sem falar mal dos políticos. Aceitei. " BRISA, Esquerda e Direita sao como os hemisférios do nosso cérebro, brigando destroem a gente o mundo o país tudo. Esquerda e Direita sao ilusões do medo da ganância da incompreensão. Estão se diluindo na briga aparente do Bem - esquerda ou direita - contra o Mal - direita ou esquerda -, por pura falta de capacidade de comunicação e inteligência, ja que nos colocamos a mercê de emoções destrutivas, brigamos e nos desarticulamos, ao invés de construir o mundo na vida que vivemos. Veja, BRISA, que a ambição material não é algo intrinsecamente ruim. Vivemos nesse mundo, não somos soprinhos divinos desincorporados. A ambição constrói. Vamos só levar em consideração que também não somos sólidos eternos. Mudanças recheadas de imaterialidades estão em nós e ao nosso redor. Isso assusta! ...

DE ONDE VIEMOS

Simplesmente espetacular! "Eu venho de lá, onde o bem é maior. De onde a maldade seca, não brota. De onde é sol, mesmo em dia de chuva e a chuva chega como benção. Lá sempre tem uma asa, um abrigo para proteger do vento e das tempestades. Eu venho de um lugar que tem cheiro de mato, água de rio logo ali e passarinho em todas as estações. Eu venho de um lugar em que se divide o pão, se divide a dor e se multiplica o amor. Eu venho de um lugar onde quem parte fica para sempre, porque só deixou boas lembranças. Eu venho de um lugar onde criança é anjo, jovem é esperança e os mais velhos são confiança e sabedoria. Eu venho de um lugar onde irmão é laço de amor e amigo é sempre abraço. Onde o lar acolhe para sempre, como o coração de mãe. Eu venho de um lugar que é luz mesmo em noite escura. Que é paz, fé e carinho. Eu venho de lá e não estou sozinho, “sou catador de lindezas”, sobrevivo de encantamento, me alimento do que é bom, do bem. Procuro bonitezas e bem ...

O PODER DO HÁBITO, vídeos, matéria e apps

Oi, Hoje encontrei esses links, e fiquei rindo sozinha! Satisfeita de perceber a sintonia com empreendedores dinâmicos, e também por estar aqui, agora, exercitando a rotina da escrita. Compartilho esses achados, que estão contribuindo para minha principal missão desse ano: desenvolver a capacidade da DISCIPLINA. Método: criar hábitos que sustentem os resultados sonhados. No geral, isso significa sentir-se muito bem, cuidar-se bem, cuidar da família, dos amigos, da empresa, do trabalho, dos projetos de filantropia, enfim, expandir-se espiritualmente na prática. E tudo isso começa cuidando dos... isso mesmo, hábitos. A seguir uma pequena seleção relacionada ao tema: ------------ O PODER DO HÁBITO - Por que fazemos o que fazemos na vida e nos negócios | de Charles Duhigg Acelerado e inspirador - A elétrica, e disciplinadíssima, Cris Franklin (Páginas Matadoras, Fórmula do Lançamento) Assista aqui. Detalhista e enriquecedor - Leandro Oragi (Empower Networ...

As várias faces do amor

Afrodite A Deusa grega Afrodite, ou Vênus, para os romanos é a deusa do amor e da beleza e representa o legítimo desejo da alma pelo belo e perfeito. Afrodite não é a amante, ela é a beleza e a graça risonha, que fascina, que desperta o amor. O encanto da aparência que leva de forma irresistível atração e ao desejo.  Na Guerra de Troia, segundo a Ilíada, Afrodite é consorte de Ares, deus da guerra, ódio e violência, e sob sua influência toma parte nos conflitos; O amor dos dois simbolizava o conceito de "opostos que se atraem" e a união ideal do homem e mulher. Ares representa a virilidade e por isto era perfeito para Afrodite que representava feminilidade. Eros Eros é  citado como o amor apaixonado, sinônimo do desejo sexual. Para Platão este é o sentimento que procura o belo que é algo que nunca será satisfeito até desaparecer. Eros, se relaciona com a busca da beleza ideal, da verdade; assim, podemos dizer que o amor erótico transcende ao desejo ...

Leve Consciencia

Termo de Adesão Leve Consciência é uma Ideia com duplo sentido que por um lado remete a  Leveza, suavidade, e busca da essência das coisas mais do que a forma, valorizando o natural e espontâneo, fugindo do excesso de comunicação sem sentido e sem conteúdo. Por outro lado nos fala de Iniciativas construtivas, que buscam  despertar nos outros a consciência de si mesmas e  da interdependência de todos no contexto social. Ao aderir a ideia "Leve Consciência",  estou buscando a leveza e a simplificação na minha maneira de compreender o mundo e na forma de me expressar e interagir com as pessoas. Buscarei uma linguagem simples e acessível a todos, falando com poucas mas ricas palavras, capazes de expressar e  valorizar cada vez mais a essência das coisas, agindo em conformidade com o que acredito me tornando assim um espelho de minhas ideias. Evitarei simplesmente retransmitir o que recebo dos outros, mas sim colocar minha própria essência nas coi...

Os Ombros e as emoções

As dores nos ombros simbolizam todas as responsabilidades que carregamos, e, qualquer inflamação nessa área significa que os nossos superiores, ou as pessoas que exercem alguma autoridade sobre nós, não estão reconhecendo o nosso esforço. Não elogiam nosso trabalho, tomam para si nossas ideias, criam conflitos desnecessários, não colaboram conosco e, ainda, negam que estejam nos causando qualquer infortúnio. Isso gera uma ira tão forte, que chegamos a desejar golpeá-los inconscientemente. Às vezes, poderemos até assumir esse desejo pelas evidências do atrito. A bursite é exatamente a inflamação das bolsas responsáveis pela articulação do ombro. Ela simboliza a prisão interna e conflitante do seu coração que está relacionada a algum superior. Uma vez que os ombros são responsáveis pelas tarefas e serviços de nossa vida, tudo aquilo que visar o bloqueio dos movimentos em nosso trabalho causará uma somatização, mostrando a amargura por não podermos desenvolver as ideias, a criati...

A reciprocidade dos relacionamentos

Os relacionamentos nos levam a realizar trocas. Talvez esta seja a primeira noção de justiça que aprendemos, pois sempre precisamos dar e receber alguma coisa para manter os relacionamentos vivos. A natureza tem nos mostrado que toda ação gera uma reação e que nada se perde mas tudo se transforma. É como um jogo de frescobol,  precisamos colocar a bolinha na raquete do parceiro e facilitar seus movimentos, assim ele vai gostar de jogar conosco. Em uma conversa também trocamos experiencias, damos aquilo que temos ou sabemos e esperamos que o outro também nos dê algo em troca, que não apenas nos ouça, mas que nos devolva sua visão do assunto. Assim, recebemos algo de novo,  que pode acrescentar uma nova visão naquilo que já sabemos ou ate contradizer as nossas crenças e até mesmo reforma-las. Mas nem sempre estamos abertos a estas oposições e podemos entende-las como uma ameaça, e então entrar em uma discussão defendendo nosso ponto de vista. Neste momento o jogo ...